O check-up é uma ação preventiva de promoção da saúde, auxiliando na detecção de possíveis alterações no organismo ou doenças.
Algumas doenças no início não apresentam sintomas e só são descobertas por meio da realização de exames periódicos. Em algumas doenças é fundamental o diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento. Por isso, é importante que, mesmo quem não tem doenças diagnosticadas ou histórico familiar, realize o check-up regularmente.
1-Autocuidado e longevidade
O primeiro motivo para a realização do check-up é ter consciência da importância do autocuidado. Estar em dia com a sua saúde reduz o estresse, a ansiedade e funciona como um estímulo para a realização de planos e projetos para o futuro.
2- Prevenção de doenças
Algumas doenças são assintomáticas, não apresentam sintomas aparentes. Por isso a importância de fazer exames. Os principais exames do check-up são:
- Hemograma
- Colesterol e glicemia
- Triglicerídeos
- Eletrocardiograma
- Colonoscopia
- Vitamina D
- Vitamina B12
3- Histórico familiar
Conhecer o histórico de saúde familiar é importante para a prevenção e a detecção precoce de doenças. Doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, por exemplo, são doenças com predisposição genética.
4- Idade avançada
O sistema imunológico fica mais vulnerável, assim como a capacidade de recuperação do corpo, tornando a pessoa mais propensa a desenvolver doenças. Nessa fase é fundamental a realização de exames diagnósticos.
5- Saúde da mulher e do homem
As mulheres devem realizar anualmente exames como o papanicolau, o utrassom endovaginal, a mamografia e ultrassonografia mamária. Os homens devem fazer consulta anual com o urologista após os 50 anos para prevenção do câncer de próstata.
6- Acompanhamento de doenças crônicas
Realização de exames específicos para monitorizar a evolução da doença, prevenir complicações, ajustar o tratamento e promover a adoção de hábitos saudáveis.
6- Orientação nas ações de saúde
Auxilia o especialista a direcionar medidas de prevenção de doenças por meio de orientações específicas e programas que envolvem alimentação adequada, prática de exercícios físicos, vacinação, etc.
7- Identificação de fatores de riscos nos colaboradores das empresas
Consumo prejudicial do álcool, obesidade, pressão arterial alta, índice elevado do colesterol, glicose elevada, sedentarismo e outros fatores de risco que predispõe ao aparecimento de doenças podem ser identificados no check anual periódico