Será que você é viciado nos 5 venenos brancos?

O conceito de vício pode ser caracterizado como hábito ou costume persistente de fazer ou consumir algo, levando à dependência e fazendo com que seu consumo seja irresistível. O que diferencia o hábito do vício é que o vício sempre oferece efeitos de risco, além de tornar-se recorrente e excessivo.

Os 5 venenos brancos que causam dependência são: o arroz branco, sal refinado, leite de vaca pasteurizado, açúcar refinado e farinha de trigo branca.

Se você consegue ficar períodos sem consumir essas substâncias ou consome de forma esporádica e controlada os danos sobre sua saúde serão menores.

Arroz branco – de acordo com pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, o arroz branco provoca aumento repentino no nível de glicose do sangue. Para produzir o arroz branco, o grão inteiro é submetido a um processo de refinamento em que a camada exterior e o gérmen são removidos. E basicamente o que resta é o endosperma, que consiste principalmente de amido.

Sal refinado – o sal de mesa comum é basicamente cloreto de sódio, o que aumenta o risco de hipertensão, doenças cardiovasculares e renais.

Leite de vaca pasteurizado – leite de vaca é para bezerros, e não para humanos. E o problema fica pior quando o leite é pasteurizado, pois ele perde todas as bactérias benéficas para nosso intestino, dificultando a absorção de nutrientes, causando alergia e catarro em crianças e adultos. Além disso, é um alimento rico em colesterol e gordura saturada.

Açúcar refinado – para o açúcar ficar branquinho é jogado cal, o que elimina todas as vitaminas que ele contém. E para piorar a situação, adicionam dióxido de carbono, para acelerar o efeito da cal. Depois de passar pelo sulfato de cálcio e ácido sulfúrico, o produto fica bem clarinho. Após o processo químico, o açúcar não tem vitaminas, gordura, fibras ou qualquer outro benefício para nossa alimentação

Farinha de trigo branca – a farinha refinada perde todos os seus nutrientes no processo de refinamento, sendo um alimento com calorias vazias, sem nutrientes, ausência de fibras podendo causar constipação intestinal. Além disso, causa inflamação no corpo, aumenta a retenção de líquidos, promove ganho de peso, predispõe ao acúmulo de gordura abdominal e aumenta o risco de câncer de intestino. Por ter índice glicêmico alto, aumenta rapidamente o nível de glicose no sangue, causando picos de insulina, e favorecendo o acúmulo de gordura no corpo. Contribui ainda para o aumento do colesterol e do risco de doenças cardiovasculares.

Faça uma autoavaliação sobre o consumo dessas substâncias na sua alimentação e procure um profissional habilitado caso perceba sintomas ou dificuldades no uso controlado. Imagine sua saúde geral e seu corpo otimizado sem precisar metabolizar todos os dias substâncias prejudiciais, mude seus hábitos e sinta os benefícios.

“A cada segundo você tem a possibilidade de mudar o seu futuro.”

Olá, como podemos ajudar?