Estudos demonstram que um ambiente de trabalho tóxico pode levar a estresse, esgotamento físico e mental, depressão e ansiedade entre funcionários. Além disso, o mal-estar dos funcionários se espalha para outros trabalhadores e reduz a qualidade do trabalho realizado. E o contrário, o bem-estar dos funcionários aumenta o desempenho no trabalho. Um local de trabalho que apoia ativamente os funcionários, traz sustentabilidade ao desempenho organizacional.
De acordo com um estudo publicado no Journal of Occupational Health Psychology, não apenas a toxicidade nos ambientes está aumentando, como ela também está conduzindo um grande número de profissionais em direção a doenças psicológicas por conta do estresse.
Caracteristica de um ambiente de trabalho tóxico

- Alta rotatividade em sua área, principalmente de pessoas que voluntariamente mudam para outras áreas ou empresas.
- Baixo moral e falta de entusiasmo ou desinteresse com os projetos.
- Comportamentos destrutivos como fofocas, sabotagem, competição excessiva e falta de cooperação entre os membros da equipe.
- Falta de comunicação aberta e honesta entre os membros da equipe e entre a equipe e gestor.
- Os membros da equipe estão frequentemente estressados, ansiosos ou experimentam problemas de saúde relacionados ao estresse.
- Feedbacks negativos consistentes de clientes, parceiros de negócios ou outras partes interessadas sobre a qualidade do trabalho ou o profissionalismo da equipe.
Essas são algumas características, que podem sinalizar a existência, em menor ou maior grau, de ambiente tóxico.
Comportamento de pessoas difíceis
O que caracteriza uma pessoa difícil é a maneira como ela enxerga e encara o mundo, as situações e os outros indivíduos. Veja as características de pessoas difíceis:
- São pessoas agressivas e intimidadoras
- Costumam fazer críticas destrutivas
- Não possuem inteligência emocional
- São inflexíveis, pois não buscam entender as coisas
- Estão constantemente reclamando de algo
- Gostam de impor ideias, opiniões e exigências
- Possuem altos níveis de ansiedade
- Encontram dificuldade até nas situações mais simples
- Transferem a culpa dos seus erros e frustrações para os outros
- Não levam em consideração os sentimentos e necessidades do próximo
- Têm dificuldade para se relacionar
- Possuem altos níveis de ansiedade
- Abusam do poder
- Julgam de forma constante
- Quando tem oportunidade tiram vantagem do erro do outro
- Não recebem bem feedbacks
- São pessimistas
- Perdem com facilidade o autocontrole
- Têm problema com autoimagem
- Não conseguem tomar decisões de forma rápida
- Hesitam em assumir a responsabilidade dos seus atos
- Sugam a energia das pessoas a sua volta
- São altamente intolerantes
- Têm bloqueio para receber ordens e regras
Dicas para lidar com pessoas difíceis:
- Limitar as suas interações, agindo profissionalmente.
- Aceitar as diferenças, mas também saber impor limites – físicos e emocionais.
- Buscar soluções: Tente encontrar soluções para os problemas em conjunto com a pessoa.
- Ser assertivo: Seja firme e argumente com fundamentos, mas não brigue: “argumente’.
- Evitar fofocas: Evite compartilhar questões pessoais e propagar sentimentos negativos.
- Ter empatia: Tente entender o ponto de vista da pessoa.
- Buscar apoio: Se a situação for insustentável, peça ajuda a colegas, mentores ou recursos humanos.
- Comunicar a gestão: Se a situação envolver assédio, agressão ou humilhação, informe a chefia ou recursos humanos.
- Indicar ajuda profissional: Se suspeitar que a pessoa sofra de algum transtorno, indique ajuda profissional.
- Opte pela neutralidade no ambiente de trabalho e saia das rodas de fofoca.
- Aceite e respeite que cada um tem um ponto de vista.
- Tenha maturidade e desenvolva a sua inteligência emocional.
- Mantenha a calma.
É importante não levar as situações para o lado pessoal e não tentar prejudicar a outra pessoa.
Por que é importante saber como lidar com os colegas de trabalho difíceis?
É importante saber como lidar com os colegas de trabalho difíceis porque você sempre encontrará algum deles em sua trajetória profissional. Vencer este desafio traz maturidade, inteligência emocional e permite seguir uma rotina laboral positiva, independentemente do meio, da toxicidade e das adversidades com mais saúde, satisfação, qualidade de vida e maior tempo de vida útil no trabalho.
Revisão médica: Dra Cléo Etges, Medicina do Trabalho com abordagem da Medicina Integrativa.
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