Emagreça sem passar fome

A consciência plena sobre o corpo e atenção às escolhas diárias e em como elas interferem na saúde e qualidade de vida são fundamentais. Leia até o final e aumente a sua consciência e conhecimento sobre como você pode estar prejudicando sua saúde e boa forma com suas escolhas diárias.

A longo prazo uma dieta restritiva dificilmente será mantida. A diminuição do stress, aumento da satisfação e a manutenção da saúde mental são efeitos de uma boa refeição. Porém, o conceito de boa refeição pode variar muito e alguns alimentos quando ingeridos com muita frequência causam prejuízos a longo prazo e levam ao aparecimento de doenças.

Um desses alimentos é o glúten.

O que é o glúten?

É uma proteína que garante uma maior elasticidade em alimentos como pães, massas e biscoitos e está presente em cereais como trigo, centeio, malte ou cevada, que, juntamente com a água, forma um tipo de gel, atuando como uma espécie de cola no sistema digestivo.

Geralmente, a alimentação da maioria das pessoas inclui muitos alimentos com trigo, isso faz com que o glúten seja consumido em grandes quantidades e com muita frequência.

O glúten engorda?

O glúten predispõe ao acúmulo de gordura abdominal e aumento da circunferência abdominal e alimentos com glúten e com alto teor de gordura como bolos, pizza, bolachas e biscoitos são os que mais predispõem ao aumento de peso.

Após iniciar dieta sem glúten, qual o tempo necessário para recuperação da mucosa?

O metabolismo do glúten está relacionado com a microbiota do trato gastrointestinal segundo vários estudos.

O glúten tem a capacidade de causar aumento da permeabilidade intestinal ao invadir as camadas mais profundas da mucosa intestinal. A permeabilidade intestinal é regulada por uma proteína chamada Zonulina, que é a responsável pela regulação das junções apertadas do intestino e quando liberada, dilata essas junções permitindo que partículas maiores e toxinas cheguem à flora intestinal causando aumento da inflamação.

Bactérias e glúten são os dois gatilhos mais importantes para a liberação de Zonulina. Mesmo em pessoas que não têm doença celíaca, as proteínas glúten e gliadina encontradas no trigo podem desencadear a liberação de Zonulina e aumentar a permeabilidade intestinal.

A recuperação da mucosa inicia-se imediatamente após a suspensão do glúten, mas o tempo para o total restabelecimento anatômico da mucosa leva vários meses (1 a 2 anos em média).

A digestão de alimentos que não contém glúten leva em torno de 18 horas para serem digeridos por completo, aqueles que são ricos em glúten leva em média 26 horas.

Você sabe o que acontece se tirar o glúten da sua alimentação por 2 semanas?

Diminuição da inflamação No organismo, o metabolismo volta a funcionar normalmente, e redução da retenção de líquidos são alguns dos benefícios. Você vai desinflamar, reduzir medidas, melhorar sua disposição e principalmente melhorar sua função intestinal.

Comprove todos esses benefícios fazendo o teste por 2 semanas. Se você não comentar sobre esse desafio, as pessoas do seu convívio ficarão surpresas com as mudanças em sua aparência porque conforme você desinflama, até os traços de seu rosto ficam mais definidos.

Após 2 semanas faça a reintrodução do glúten ocasionalmente na sua alimentação sem grandes prejuízos.

Parece pouco tempo, mas a maioria das pessoas não consegue, porque as substâncias viciantes do glúten, que são a gliadina e a glutenina, agem como drogas poderosas, assim como a heroína, por exemplo, viciando o sistema nervoso. A necessidade de convívio social, os hábitos culturais e a indústria alimentícia tornam praticamente impossível a manutenção de uma vida sem glúten gerando uma sensação de estar perdendo o melhor da vida em relação ao sabor dos alimentos. Então o segredo é a moderação, você precisa estar consciente para controlar a quantidade que deseja ingerir. Não é necessário manter uma restrição permanente de glúten, mas diminuir a quantidade de glúten, e acrescentar mais frutas, vegetais e carnes magras à dieta, em vez de substituir por alimentos processados versões glúten-free. Durante o período de teste, você pode comer todos os outros alimentos de sua dieta habitual, exceto alimentos com glúten.

Agora que você sabe de tudo isso, decida fazer essa mudança para aproveitar todos esses benefícios, você ficará surpresa com os resultados.

A Santé Gestão Ocupacional oferece Programas de Educação para o Autocuidado em Saúde e Programas de Emagrecimento com abordagem da Medicina Integrativa.

Consulte nossas soluções!

https://santeocupacional.com.br/sante-medicina-integrativa/

Olá, como podemos ajudar?