A escoliose é um desvio lateral da coluna vertebral e tem diferentes causas como: deformidades congênitas da coluna (presentes no nascimento), hereditárias, causadas pelo ambiente, problemas genéticos, problemas neuromusculares e desigualdade de comprimento dos membros. Em geral, mais de 80% dos casos de escoliose tem causa desconhecida, conhecida como escoliose idiopática.
Normalmente, a coluna vertebral é reta e alinhada. Quando o paciente tem escoliose, a coluna faz uma curva para um dos lados, em forma de “C” ou “S”.
A escoliose pode gerar efeitos negativos ao paciente, como distúrbios de comportamento e dificuldades no desenvolvimento escolar e na socialização.
Como identificar?
A escoliose costuma ser um problema silencioso que não causa dor. Por isso, algumas vezes, desvios são diagnosticados em fases mais avançadas.
Alguns sinais podem indicar a presença de uma escoliose como:
1- Ombros assimétricos
2- Cintura irregular
3- Quadris desnivelados
4- Costelas e clavículas com alturas diferentes
5- Curva acentuada da coluna para um dos lados
Tratamento
Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhores as chances de sucesso.
Importante procurar um médico especializado e o tratamento com Reeducação Postural Global (RPG Souchard), que se trata de uma técnica utilizada para correções posturais e que tem objetivo reabilitar todo o sistema muscular e restabelecer uma postura adequada, utilizando manobras específicas.
Benefícios do RPG
- Melhorar a postura
- Corrigir a morfologia
- Diminuir as alterações posturais
- Diminuir a rigidez
- Liberar as articulações
- Tratar a desarmonia levando em consideração as necessidades individuais de cada ser
- Considerar o indivíduo de forma global
- Atuar sobre músculos e articulações e sobre o sistema nervoso
- Modificar a consciência corporal
- Melhorar a consciência do próprio corpo e com isso o aperfeiçoamento das reações de endireitamento
Quem tem escoliose pode trabalhar normalmente?
Sim. Na maioria dos casos, a escoliose não atrapalha as atividades de trabalho. No entanto, a escoliose pode causar alguns desafios, como: dor nas costas, fadiga muscular e dificuldade para manter uma postura correta por longos períodos.
Para evitar problemas, é importante sempre alternar a postura e fazer atividade física regular. É recomendado não ficar muito tempo na mesma posição, por exemplo, no máximo 40 minutos em pé, e depois alternar com outras posições.
Em casos severos, a escoliose grave pode reduzir a capacidade pulmonar e afetar o coração, justificando a incapacidade laboral permanente.
Quem tem escoliose é considerado PcD?
A deficiência física é considerada quando um distúrbio orgânico ou patologia limita as atividades normais de um indivíduo. Portanto, depende do grau de escoliose e principalmente das limitações físicas para considerar deficiência física.
Dica prática
Para aliviar parte da dor nas costas relacionada à escoliose naturalmente, faça exercícios de alongamento e exercícios físicos corretos com supervisão. Os alongamentos são importantes porque auxiliam a relaxar a musculatura contraída, o que melhora o quadro de dor.