Você sabe como consumir carboidratos e açucar sem grandes prejuízos para a saúde?
O vinagre de maçã é composto por pectina, uma fibra solúvel que atua diminuindo a absorção de carboidrato no intestino e controlando os picos de glicemia. Possui propriedade anti-inflamatória, antioxidante e antimicrobiana, pois é um alimento fermentado.
Benefícios do vinagre de maçã
- Emagrecimento – O vinagre de maçã possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o que ajuda a prevenir o acúmulo de gordura e favorece a sua eliminação do organismo. Dificulta a absorção de carbohidratos no intestino e ajuda na perda de peso porque contém ácidos e compostos polifenólicos em sua composição. Além disso, é constituído de pectina, que é uma fibra solúvel que preenche o estômago promovendo a sensação de saciedade e diminuição da fome.
- Controle da diabetes – écomposto por fibras que podem atuar na diminuição da absorção de carboidratos e, consequentemente, ajudar no controle dos picos de glicemia após refeições prevenindo a diabetes.
- Melhora a digestão – ajuda aliviar os sintomas de má-digestão, proteger o estômago, facilitar a digestão e diminuir a sensação de estômago pesado após as refeições, por exemplo, porque é rico em fibras e ácidos, como o ácido acético e clorogênico.
- Protege contra doenças cardiovasculares – devido às propriedades antioxidante e anti-inflamatória, é capaz de prevenir que aconteça o depósito de gordura nas paredes dos vasos ajudando a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose, por exemplo. Também pode ajudar na redução do LDL, que é o colesterol ruim, e dos triglicerídeos, além de atuar no controle da pressão arterial, reduzindo o risco de derrame e infarto.
- Protege o fígado – podem atuar diretamente no fígado e melhorar a sua atividade, além de também ajudar a diminuir o acúmulo de gordura no fígado e, consequentemente, prevenir o desenvolvimento da esteatose hepática porque é rico em ácidos, como o gálico, lático, málico e cítrico.
- Reduz o desenvolvimento de fungos e bactérias – pois possui propriedades antimicrobianas capaz de diminuir a proliferação de alguns microrganismos presentes naturalmente no organismo, mas que podem causar infecção quando em grandes quantidades, como Candida albicans, Escherichia coli e Staphylococcus aureus, por exemplo, que estão relacionados com infecções urinárias, gastrointestinal e de pele.
- Retarda o envelhecimento – ajudam a combater os radicais livres que são formados pelo envelhecimento, poluição e má alimentação, porque tem propriedades antioxidantes e, por isso, o vinagre de maçã ajuda a retardar o envelhecimento e melhora a qualidade da pele.
- Combate a acne – tem em sua composição os ácidos acético, cítrico, lático e succínico que têm ação antimicrobiana contra a bactéria Propionibacterium acnes, responsável por causar acne na pele.
- Trata o refluxo gastroesofágico – é possível aliviar os incômodos do refluxo gástrico, ao ingerir duas colheres de chá de vinagre de maçã diariamente.
- Refresca o hálito – ajuda e reduzir o mau hálito ao fazer bochecho de vinagre de maçã com água.
Como utilizar o vinagre de maçã
Beber a solução de vinagre de maçã: pode-se fazer uma diluição de 1 colher de chá do vinagre de maçã em um copo de água e beber 20 minutos antes da ingestão de carboidratos e açúcar.
Consumir na alimentação: pode-se colocar o vinagre de maçã diretamente em legumes e saladas verdes.
Efeitos adversos – o vinagre de maça pode apresentar alguns efeitos adversos, apesar de seus benefícios. Em diabéticos, por exemplo, o líquido pode afetar a digestão, o que dificulta o controle de açúcar no sangue, pode interagir com alguns medicamentos de diabetes, condições cardiovasculares e com diuréticos. Também, é possível que o vinagre baixe os níveis de potássio, um nutriente essencial no funcionamento de nervos e músculos.
Consuma com orientação.
Importante consumir o vinagre de maça orgânico não filtrado para obter esses benefícios.