6 dicas para diminuir gordura corporal e aumentar massa muscular

 1-     Consuma alimentos ricos em proteínas

O colágeno é uma proteína fibrosa que na pele é responsável pelo viço e pela firmeza de unhas e fios de cabelo. As proteínas actina e miosina constituem de 75 a 80% das proteínas dos músculos. A quantidade e a periodicidade da ingestão da proteína são determinantes para o funcionamento do corpo, portanto sua presença é fundamental. Pesquisas mostram que a ingestão de proteína tem papel no combate a obesidade, doenças cardíacas, colesterol, diabetes, câncer, saúde óssea, entre outros.

Os alimentos ricos em proteínas são divididos em dois grupos: vegetais (como leguminosas, grãos e castanhas) e animal (como carnes e ovos).

A proteína e o exercício físico são fundamentais juntos. O rompimento de algumas fibras musculares durante o treino ocorre intencionalmente. Quando essas fibras musculares se reconstroem, temos o ganho de massa muscular, que pode ser intensificado com o consumo de proteína associada ao carboidrato.

Tanto a proteína de origem animal como a de origem vegetal ajudam no ganho de massa muscular, portanto não existe um alimento específico para o aumento de massa muscular.

2. Coma frutas e vegetais diariamente

Prefira frutas e vegetais orgânicos e frescos. A preocupação com o cultivo sustentável e a busca por alimentos que apresentam maior qualidade em relação aos convencionais são os principais fatores que se destacam na agricultura orgânica.

3. Consuma gorduras saudáveis

As gorduras mais saudáveis são as insaturadas porque elas participam de processos relacionados à redução do colesterol ruim (LDL). Alimentos de origem vegetal e em alguns peixes são as principais fontes.

Alimentos ricos em gorduras boas:

1.     Abacate

2.     Azeitona

3.     Azeite de oliva

4.     Salmão

5.     Nozes

6.     Ovos

7.     Linhaça

8.     Chocolate

4.     Mantenha a hidratação adequada

A hidratação adequada contribuir para a eliminação de toxinas, ajuda regular a temperatura corporal, melhorar o funcionamento dos órgãos, ajuda na lubrificação de mucosas e por ser um solvente, age como um veículo de transporte de nutrientes. Manter o corpo desidratado por longos períodos pode causar problemas no funcionamento de órgãos e prejudicar a eliminação de toxinas.

5.     Priorize os cereais integrais

As fibras contribuem para a saciedade, melhoram a digestão, auxiliam na redução da absorção do colesterol e glicose no intestino. Por isso, é benéfico substituir a farinha, o macarrão, o arroz branco e os cereais em geral pela versão integral.

6.     Faça exercícios regularmente

Exercícios As atividades mais indicadas para ganhar massa muscular envolvem exercícios de força, que são aqueles que exigem que os músculos se contraiam contra uma resistência. Essas atividades são capazes de promover a hipertrofia muscular, que é o aumento do tamanho e da massa muscular.

Para diminuir o percentual de gordura corporal

É fundamental manter o corpo em movimento para a redução de gordura corporal, além da adequação da ingestão energética, aumento do gasto calórico e manutenção do exercício físico regular, 30 minutos diários ou 1 hora, 3 vezes por semana. Escolha atividades físicas que sejam prazerosas para evitar que você fique desestimulado.

Seguindo essas dicas você diminue seu percentual de gordura corporal, aumenta sua massa muscular e melhora sua saúde integral.

 

Olá, como podemos ajudar?