Água e produtividade no trabalho: entenda a relação

A Norma Regulamentadora NR nº 24 determina que as empresas devem fornecer água potável aos seus empregados. Nas empresas, os gestores podem incentivar a saúde dos trabalhadores fornecendo água de qualidade e incentivando a hidratação adequada através de orientação e treinamentos.

Qual a quantidade adequada de água para manter a hidratação?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os homens bebam cerca de 2,5 litros de água por dia e as mulheres, cerca de 2,2 litros. Uma fórmula para calcular a quantidade de água que uma pessoa deve beber é multiplicar 35 ml pelo seu peso corporal.

Mas existe uma maneira mais simples e prática de avaliar o seu nível de hidratação, basta analisar a cor da urina: se ela estiver clara, significa que o corpo está com bom nível de hidratação. Se estiver mais escura, concentrada, com um tom amarelo intenso, pode indicar desidratação no organismo , é necessário, portanto, beber mais água. 

Outro benefício indireto da hidratação no trabalho é a pessoa se movimentar com mais frequência, seja para encher a garrafinha ou ir ao banheiro. Nesse momento, é possível dar uma pequena caminhada, estabelecer uma pausa na atividade, melhorar a circulação das pernas, para voltar com mais foco e concentração.

A desidratação é uma condição que ocorre quando a ingestão de água é menor que a perda diária. Isso pode acontecer quando não bebemos água suficiente para atender às necessidades do organismo, ou quando há uma perda excessiva de água, que pode ocorrer por meio da transpiração intensa (suor), de vômitos ou diarreia, por exemplo.  

A desidratação pode causar: 

  • Boca seca
  • Tontura
  • Dor de cabeça
  • Olhos fundos
  • Diminuição da quantidade de urina
  • Urina escura
  • Fadiga
  • Alteração da função intestinal como constipação 
  • Outros

Um estudo, publicado no Journal of Cerebral Blood Flow & Metabolism em 2014, observou que mesmo uma desidratação leve pode afetar o fluxo sanguíneo ligado à atividade cerebral e, por consequência, reduzir a concentração em diversas tarefas. Desse modo, os autores do estudo sugeriram que a ingesta inadequada de água, causando até graus leves de desidratação, pode ter grande impacto na produtividade.

Além do desempenho cognitivo, beber água é essencial para outros aspectos da saúde como o bom funcionamento dos rins, a hidratação da pele e a digestão. Beber água pode contribuir até para o sono, uma vez que a melatonina e a serotonina (neurotransmissores que regulam essa função), são produzidos no intestino, que precisa estar bem hidratado. O sono adequado é essencial para a produtividade.

A desidratação interrompe mecanismos homeostáticos cerebrovasculares críticos, como o aumento do fluxo sanguíneo cerebral (FSC) induzido pela atividade neural ou pelas células endoteliais, que garantem que o cérebro receba um suprimento de oxigênio e glicose compatível com suas necessidades energéticas.

Benefícios da hidratação para o trabalho

  • Aumento da produtividade,
  • Aumento da concentração e foco
  • Melhora a ansiedade e stress acalmando o corpo e a mente.
  • Estabiliza o humor ao diminuir a temperatura do cérebro.
  • Auxilia na oxigenação e fluxo do sangue no cérebro, aliviando possíveis dores de cabeça, permitindo que o foco aumente o nível de rendimento.
  • Melhora da memória, já que até uma leve desidratação pode afetar a lembrança a curto-prazo.

Para manter o cérebro funcionando, produtivo e com benefícios para o seu trabalho e sua saúde, o segredo está na hidratação diária constante, adequada e consciente.

Melhores práticas para manter-se hidratado no trabalho

1. Mantenha uma garrafa de água ao alcance

Lembre-se de manter uma garrafa de água na sua mesa para lembrar-se de beber água ao longo do dia. Escolha uma garrafa reutilizável para promover a sustentabilidade.

2. Estabeleça metas de consumo de água

Defina metas diárias de consumo de água e acompanhe seu progresso. Aplicativos de hidratação podem ajudar a lembrar de beber água regularmente.

3. Faça pausas para beber água

Estabeleça intervalos regulares para fazer pausas e beber água. Levantar-se para beber água também proporciona uma pausa benéfica para alongar as pernas e descansar os olhos.

4. Consuma alimentos ricos em água

Incorpore alimentos ricos em água, como frutas e vegetais, em suas refeições e lanches. Melancia, pepino, morango e alface são ótimas opções para aumentar a ingestão de água.

Olá, como podemos ajudar?