A raiz de bardana é uma parte da planta Arctium lappa, que é nativa da Europa e da Ásia.
A raiz de bardana é muito utilizada na culinária japonesa e vegetariana. No Japão, é mais utilizada que a cenoura na culinária do dia-a-dia.
A raiz de bardana é comprida, marrom, lenhosa e tem casca fina e interior claro. É considerada uma planta alimentícia não convencional (panc).
Composição química
Nas raízes: inulina (30-50%); compostos poliacetilênicos, acetilênicos sulfurados; ácidos fenólicos; ácidos voláteis e ácidos hidroxilados; mucilagens; flavonóides; fitosteróis. As folhas contêm lactonas sesquiterpênicas (arctiopicrina) e outros.
É uma excelente fonte de:
- Proteína
- Fibras
- Carboidratos
- Cálcio
- Fósforo
- Ferro
- Vitaminas B12, B3, A, B1
- Minerais
Como usar

É um alimento versátil, com sabor neutro e textura firme, que pode ser consumido cozido, refogado, assado ou cru. É uma excelente opção para quem deseja incrementar a alimentação com ingredientes mais saudáveis e naturais.
O chá de bardana é comumente utilizado para o tratamento de hipertensão, gota, arteriosclerose e hepatite
O óleo de bardana é usado para reduzir a queda de cabelo e estimular o crescimento de novos fios.
Benefícios
Anti-inflamatórios, Antibacterianos, Antibióticos, Antifúngicos, Depurativos, Cicatrizantes, Diuréticas, Sudoríferas.
- Aliviar sintomas de problemas gastrointestinais, como prisão de ventre e má digestão
- Fortalecer os ossos, pois é rica em cálcio e fósforo
- Melhorar a saúde do couro cabeludo
- Purificar a pele e remove toxinas
- Hidratar e suaviza peles secas e irritadas
- Ajudar a reduzir a inflamação da vesícula e eliminar as pedras
- Ajudar a regular o sistema digestivo
- Facilitar o trânsito intestinal
- Prevenir problemas como constipação e inchaço
- Ajudar a diminuir o colesterol LDL e a estabilizar o açúcar no sangue
Ações farmacológicas: Diversas pesquisas têm comprovado sua ação antimicrobiana contra germens Gram (+) , Gram (-) e fungos oportunistas, principalmente pela ação da arctiopicrina.
Atividade sobre fígado e vesícula: Foi demonstrada ação colerética e colagoga devido principalmente aos ácidos fenólicos. Também foi comprovada importante ação antioxidante do extrato sobre os hepatócitos.
Ação hipoglicemiante: Estudos pré-clínicos comprovaram efeitos hipoglicemiantes da bardana. Os mesmos estudos com as sementes, determinaram que a arctigenina seria o componente responsável por essa ação.
Ação Antitumoral: Foi demonstrado em estudos pré-clínicos que a arctiína exerce ação quimiopreventiva sobre substâncias indutoras de câncer de mama, cólon, fígado e pâncreas. A raiz de bardana teve efeito inibitório sobre cultivo de células tumorais.
Ação Dermatotógica: Foi demonstrado que a raiz fresca, ou seu decocto concentrado tem ação sobre seborréia facial, impetigo e acne . Também teve efeito sobre eczema descamante, onde há inflamação e deficiência imunológica.
Ação intestinal: A inulina, uma fibra dietética presente na raiz de bardana, ajuda a regular o sistema digestivo porque alimenta as bactérias benéficas do intestino, ajudando a prevenir problemas como colite ulcerativa, diverticulite, doença de Crohn e síndrome do intestino irritável, ajudando também a diminuir a quantidade de toxinas no intestino, prevenindo contra o câncer intestinal.
Revisão médica: Dra Cléo Etges, Medicina do Trabalho com abordagem da Medicina Integrativa.