Chá de dente de leão: benefícios

O chá de dente-de-leão (Taraxacum officinale) oferece diversos benefícios para a saúde, incluindo:

  • ação diurética
  • desintoxicante
  • digestiva
  • anti-inflamatória
  • antioxidante

É conhecido por auxiliar na saúde do fígado, na eliminação de líquidos e toxinas, na prevenção de infecções urinárias e na promoção da saúde gastrointestinal. 

Na fitoterapia, as raízes e as pétalas das flores são amplamente utilizados para preparar o chá.

Valor nutricional do dente-de-leão:

Cálcio 187mg
Fibra Alimentar 50 g
Calorias 45 Kcal
Folatos 27 µg
Ferro 10mg
Magnésio 36mg
Manganês 342 mg
Niacina 806 mg
Ácido pantotênico 084 mg
Proteína 70g
Potássio 397 mg
Piridoxina 251 mg
Fósforo 66 mg
Riboflavina 260mg
Sódio 76 mg
Selênio 5 mg
Tiamina 1090 mg
Vitamina A 10161 UI
Vitamina C 35mg
Vitamina E 44mg
Vitamina K 4mg
Zinco 41mg

Benefícios específicos:

Saúde do fígado:

O dente-de-leão estimula a produção de bile e enzimas hepáticas, auxiliando na desintoxicação do fígado e na redução da gordura acumulada. 

Ação diurética:

Promove a eliminação de líquidos e toxinas do corpo, ajudando a prevenir a retenção de líquidos e infecções do trato urinário. 

Ação anti-inflamatória:

Os compostos bioativos presentes no dente-de-leão podem ajudar a reduzir processos inflamatórios no organismo, sendo útil em condições como artrite e gastrite. 

O dente-de-leão contém propriedades anti-inflamatórias tendo efeitos positivos sobre dores de cabeça, dores nas articulações e tensão muscular.

Saúde gastrointestinal:

A inulina presente na raiz do dente-de-leão ajuda a regular a flora intestinal, aliviando desconfortos estomacais e prevenindo a constipação e o desenvolvimento de alterações intestinais como hemorroidas e diverticulose.

As raízes de dente-de-leão são ricas em oligofrutanos, também conhecidos como prebióticos, que atuam como fonte de carbono e energia para estimular as bactérias intestinal benéficas para a saúde.

Além disso, o dente-de-leão poderia melhorar os sintomas relacionados com problemas digestivos leves, como distensão abdominal, flatulências e digestão lenta.

Aumento da imunidade:

O dente-de-leão é rico em vitaminas (A, B, C, D) e minerais, que contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico e a proteção do corpo contra doenças. 

Controlar os níveis de açúcar no sangue:

Algumas pesquisas sugerem que o dente-de-leão pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, sendo um benefício para pessoas com diabetes. 

Tratamento da Gripe

Pode ajudar no tratamento da gripe, segundo estudos na China, tendo sido observado que chás com mais de 15 mg/mL de dente-de-leão parecem eliminar o vírus Influenza do organismo.

Tratamento da Acne

O chá de dente-de-leão elimina com sucesso as toxinas acumuladas através do suor e da urina, que ajudam a afastar os fatores associados ao aparecimento da acne.

É carregado com compostos curativos e calmantes que aliviam a inflamação e vermelhidão causada pela acne. O chá de dente-de-leão também contém propriedades antibacterianas que tratam infecções microbianas que, na maioria dos casos, são a principal causa da ocorrência de acne.

Observações:

  • O dente-de-leão pode interagir com certos medicamentos e condições de saúde, por isso é importante consultar um profissional de saúde antes de incluir o chá em sua rotina. 
  • O consumo excessivo de extratos concentrados pode ter efeitos colaterais, por isso é importante seguir as recomendações de consumo. 
  • O chá de dente-de-leão pode ter um sabor levemente amargo, mas é geralmente bem tolerado. 

Para preparar o chá, coloque 1 colher de sopa da raiz seca de dente-de-leão em uma xícara de água fervente, deixe repousar por 10 minutos, coe e beba até três vezes ao dia. 

Olá, como podemos ajudar?