Existem várias iniciativas de baixo custo que podem impactar positivamente a saúde mental nas empresas. Conheça abaixo algumas:
1. Capacite as lideranças
A capacitação de líderes para lidar com questões de saúde mental na equipe vai além do desenvolvimento pessoal, envolvendo a introdução de programas de treinamento específicos que ensinam a reconhecer, responder e oferecer suporte para problemas de saúde mental no ambiente de trabalho.
2.Melhore a comunicação interna
Comunicação interna é uma estratégia importante nas organizações para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento com o público interno e tem o papel de tornar comum a mensagem destinada aos seus colaboradores, com o propósito de motivar, estimular, promover agentes e difundir os ideais da empresa.
Materiais básicos sobre o assunto, como e-mails, circulares informativas, palestras, eventos e atividades ou canais ajudam a propor debates sobre saúde mental e ações como palestras, eventos e atividades.
3.Promova treinamentos
Os treinamentos sobre saúde mental podem ser uma abordagem preventiva para promover o bem-estar psicológico. Priorize temas como meditação, inteligência emocional, comunicação assertiva e liderança empática para melhorar o autoconhecimento, a inteligência emocional, dessa forma, ferramentas para os colaboradores lidem de forma adequada com o stress diário.
Leia também: Inteligência emocional no trabalho
4.Ofereça benefícios corporativos focados na saúde mental
Os benefícios corporativos desempenham um papel fundamental na promoção da saúde mental no trabalho. Além de contribuir para o bem-estar dos colaboradores, eles são uma forma de demonstrar o compromisso da empresa com a qualidade de vida das equipes. Planos de saúde, auxílio-academia, auxílio-saúde e programa de orientação psicológica estão entre os benefícios mais impactantes.
5. Não descuide do clima organizacional
O clima organizacional é um fator determinante na saúde mental dos colaboradores, impactando diretamente a forma como se sentem e percebem a empresa. Um ambiente de trabalho saudável pode melhorar a saúde mental dos funcionários, aumentar a produtividade e a retenção de talentos. Assim, é válido buscar um clima agradável e tranquilo, sem cobranças e competitividade excessivas e com alinhamento entre os times.
Além disso, é importante aplicar pesquisas de clima regulares para entender a percepção da equipe sobre a cultura organizacional e o ambiente de trabalho. As pesquisas ajudam a mensurar o que está bom e a criar insights de como a empresa pode melhorar para proporcionar melhores experiências aos colaboradores.
6. Promova feedbacks positivos
Outra importante ferramenta para a saúde mental dos profissionais são os feedbacks, capazes de dar um norte para que os colaboradores entendam onde estão acertando, ou como podem se desenvolver, e se sintam mais confiantes e motivados.
Feedbacks positivos podem parecer desnecessários, mas são fundamentais para a manutenção da autoconfiança e do engajamento, trazendo não só resultados melhores para a empresa, mas também menos ansiedade e mais controle para os profissionais.
7. Flexibilize a jornada de trabalho
A flexibilidade da jornada de trabalho pode ajudar a melhorar a saúde mental dos funcionários porque ajuda a gerir o tempo entre as responsabilidades pessoais e profissionais, contribui para o equilíbrio emocional e psicológico, pode reduzir o estresse e o esgotamento emocional, pode aumentar a satisfação geral do funcionário, pode aumentar a produtividade, pode reduzir o absenteísmo e o presenteísmo, pode aumentar a criatividade e a inovação.
Os horários flexíveis são uma política de trabalho que permite aos funcionários um maior controle sobre seus horários.
8. Incentive o combate ao assédio:
Identificar e resolver situações de assédio, combatendo atitudes de líderes e colegas.
9. Promova espaços de escuta
Desenvolver um grupo de apoio e promover espaços de escuta.
10. Incentive a participação em hobbies
Incentivar os colaboradores a participar de hobbies fora do trabalho ajuda a manter a saúde mental porque promove o relaxamento.

Revisão técnica: Dra Cléo Etges, CRM 90922, Medicina do Trabalho com abordagem da Medicina Integrativa.