Sauna seca: indicação para diminuir o stress e melhorar a saúde.

Existem vários benefícios comprovados cientificamente para quem frequenta uma sauna, como redução de riscos cardiovasculares para homens e mulheres, melhora na função cerebral, no humor e na respiração, além de tornar os músculos mais flexíveis.

Benefícios

1. Sistema cardiovascular

Estudo publicado recentemente na revista BMC Medicine descobriu que visitar uma sauna duas ou três vezes por semana pode reduzir em 25% o risco de morte por doença por doença cardiovascular. A possível explicação para o fenômeno é o efeito positivo que o calor traz para a frequência cardíaca: segundo pesquisadores, dentro deste ambiente o coração chega a 120 a 150 batimentos por minuto (bpm) – para o sistema circulatório isso representaria um treinamento físico de intensidade baixa a moderada.

Outro estudo publicado indicou que visitar uma sauna de quatro a sete vezes por semana pode diminuir em 60% a probabilidade de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

2. Cérebro

A frequência das visitas também ajuda a diminuir o risco de doenças neurodegenerativas em homens. Estudo do ano passado publicado na revista Age and Aging mostrou que ir à sauna duas ou três vezes por semana pode diminuir o risco de demência (22%) e de Alzheimer (20%). A justificativa também pode estar relacionada à circulação, que reduz a pressão sanguínea e a inflamação, ajudando a preservar funções cognitivas.

3. Músculos

Segundo o Medical Daily, pesquisadores da Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, apontaram que fazer alongamento dentro da sauna pode melhorar a flexibilidade dos músculos em até 205%. A recomendação é que as pessoas curtam a sessão por cerca de 15 minutos e então façam os exercícios.

4. Sistema respiratório

Visitas frequentes a sauna (duas a três vezes por semana) ajudam a diminuir a probabilidade de desenvolver doenças respiratórias, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou pneumonia. O estudo, publicado em 2017, sugeriu que o calor é o responsável por estes resultados já que beneficia a função pulmonar e, consequentemente, melhora a respiração. 

5. Humor

Artigo publicado na revista Alternative Medicine Review indicou que a sauna pode aumentar os níveis de endorfina (conhecido como hormônio do prazer), promovendo melhora no humor de pacientes com depressão leve. Mesmo para quem não tem o transtorno, a visita é recomendada, pois ajuda a promover o relaxamento.

Precauções – quem deve evitar

  • Grávidas
  • Doenças cardíacas, como angina instável (que pode causar ataque cardíaco) ou estenose aórtica (condição que reduz o fluxo de sangue que sai do coração)
  • Doença de pele principalmente erupções cutâneas.

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/saude/sauna-os-5-beneficios-para-a-saude-comprovados-pela-ciencia

Olá, como podemos ajudar?