Existem muitos benefícios que uma Gestão Ocupacional pode trazer para sua empresa. Veja abaixo alguns:
1 – Credibilidade corporativa
Investir em saúde e segurança do trabalho passa uma imagem clara de responsabilidade social para e empresa porque melhora a imagem tanto no ambiente externo, aumentando a credibilidade e torna a empresa uma referência dentro do mercado em que atua como empresa séria que cumpri com todos os requisitos impostos pelas NRs (Normas Regulamentadoras) quanto no ambiente interno, com funcionários mais motivados pelo sentimento de segurança em realizar seu trabalho em um ambiente seguro, o que aumenta a produtividade e diminui afastamentos por doenças ocupacionais e acidentes.
2 – Redução de gastos
As chances de gastos com acidentes e afastamentos por doenças são maiores com a exposição do colaborador à riscos não monitorados no trabalho porque cada função e/ou setor de trabalho tem requisitos e procedimentos a serem cumpridos. Na prevenção de riscos ocupacionais é fundamental eliminar a utilização de materiais, equipamentos e processos que possam ameaçar a saúde dos trabalhadores. Com a redução de acidentes, a empresa terá um FAP – Fator Acidentário Previdenciário, menor o que impactará em um percentual mais baixo da RAT – Riscos Ambientais de Trabalho.
Evita tembém o pagamento de multas, termos de ajustamento ou outros transtornos em caso de fiscalização do Ministério do Trabalho .
3 – Implantação do eSocial
Com a chegada do eSocial – Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas , é importante que as empresas estejam cientes sobre as novas normas, leis e exigências governamentais. Os empregadores precisam comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores incluindo as informações trabalhistas. O processamento e quitação das obrigações rotineiras da empresa para com a administração federal ficará praticamente inviável, se ela não se adequar ao eSocial.
O programa além de simplificar a vida das empresas, trará benefícios significativos para o empregado, pois será possível assegurar, de forma muito mais efetiva, o cumprimento dos direitos trabalhistas e previdenciários.
4 – Promoção da saúde
As ações de promoção da saúde nas empresas, evitam o surgimento de doenças crônicas ou relacionadas ao trabalho diminuindo afastamentos e gerando economia, aumentam a capacidade produtiva dos colaboradores e prolongam sua capacidade de trabalho e vida útil de trabalho ao longo da vida.