A qualidade do ar em ambientes de trabalho tem um papel importante na saúde física e mental dos funcionários e na produtividade geral.
Alguns benefícios de um ambiente interno saudável do ponto de vista da qualidade do ar são :
– melhora na saúde respiratória
– aumento da concentração
– ajuda na manutenção do foco no trabalho
– aumenta da produtividade
– contribuição para a satisfação e bem-estar dos funcionários.
A Norma Regulamentadora – NR17 visa estabelecer as diretrizes e os requisitos que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente no trabalho.
Sobre as condições ambientais, a NR-17 estipula que a temperatura deve:
1- Ser mantida entre 20ºC e 23ºC
2- Velocidade do ar em 0,75 m/s
3- Umidade relativa mínima de 40%.
Manter um ambiente de trabalho seguro e saudável durante as ondas de calor ou em dias mais frios exige uma abordagem educativa, envolvendo todos os níveis e setores da empresa.
É necessário um consenso sobre a temperatura ideal para todos e isso pode incluir conscientização, empatia e autoconhecimento.
Como solucionar as brigas quanto a temperatura nos ambientes de trabalho?
A melhor maneira de solucionar este problema ainda é trabalhar a temperatura do ambiente de acordo com as normas criadas pelo ministério do trabalho.
Entretanto, se os colaboradores possuem mesmo assim opiniões muito discrepantes quanto a temperatura do ambiente, sugerimos as seguintes dicas para chegar a um consenso quanto ao conforto térmico ideal:
- Faça uma pesquisa interna sobre qual a temperatura ideal
- Escolha aparelhos de ar-condicionado do tipo corporativos
- Calcule a carga térmica que cada ambiente precisa suprir
- Use películas de proteção solar para amenizar a temperatura
- Faça a limpeza correta do ar-condicionado e manutenção do sistema
- Se possível, mantenha um aparelho de ar condicionado para cada ambiente da empresa.
Dicas para melhorar a qualidade do ar no ambiente de trabalho
1.Manter ventilação adequada
É fundamental que o sistema de ventilação do escritório esteja funcionando adequadamente com uma circulação constante de ar fresco para uma redução na concentração de poluentes internos.
2. Escolher filtros de ar de alta qualidade
Filtros de ar de alta eficiência, como os filtros HEPA, ajudam a capturar partículas finas e alérgenos presentes no ar. Importante trocar esses filtros regularmente para garantir sua eficácia a longo prazo.
3. Controle da umidade
Desumidificadores e umidificadores podem ajudar a manter a umidade do ar dentro de uma faixa ideal (geralmente entre 30% e 50%) ajudando a prevenir o crescimento de mofo e ácaros, contribuindo para um ambiente mais saudável.
4. Plantas de interior
Algumas plantas de interior, como a espada-de-são-jorge e o lírio-da-paz, o clorofito, a palmeira-bambu, o crisântemo, a palmeira-ráfia e a samambaia, ajudam a purificar o ar, absorvendo substâncias tóxicas e liberando oxigênio fresco.
5. Produtos de limpeza eco-friendly
Escolhar produtos de limpeza ecologicamente corretos reduz a quantidade de compostos orgânicos voláteis (covs) liberados no ar. Estes compostos podem causar irritação nas vias respiratórias.
6. Sensibilização e educação
Oferecer treinamentos, programas de sensibilização, workshops educativos sobre a importância da qualidade do ar para aumentar a conscientização dos funcionários. Fornecendo informações sobre práticas saudáveis e a importância da ventilação adequada.
7. Monitoramento regular
Implementar sistemas de monitoramento da qualidade do ar ajuda a identificar problemas rapidamente. O uso de sensores pode alertar sobre variações na qualidade do ar, permitindo ação imediata para resolver quaisquer problemas.
8. Incentivar a política de não fumantes
O ambiente de trabalho deve ser completamente livre de fumaça de tabaco para garantir a qualidade do ar interno. Estabelecer áreas designadas para fumantes em ambiente externo ajuda a minimizar a exposição ao fumo passivo.
Investir na qualidade do ar em ambientes de trabalho é investir na saúde dos funcionários, pois essas ações melhoram o ambiente de trabalho resultando em equipes mais saudáveis, felizes e produtivas.