Dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).
Fique atento e previna-se!
Sintomas
A primeira manifestação da Dengue em geral é a febre alta (39ºC a 40ºC), acompanhada de cefaléia, adinamia, mialgias, artralgias, dor retroorbitária, com presença ou não de exantema e/ou prurido, anorexia, náuseas, vômitos e diarréia podem ser observados por 2 a 6 dias.
Algumas pessoas podem evoluir para formas graves da doença e passam a apresentar sinais de alarme da Dengue, principalmente quando a febre cede, que precedem as manifestações hemorrágicas graves.
Sinais de alarme da dengue:
- Dor abdominal
- Vômitos persistentes
- Acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico)
- Hipotensão postural e/ou lipotímia
- Letargia e/ou irritabilidade
- Hepatomegalia maior do que 2cm abaixo do rebordo costal
- Sangramento de mucosa
- Aumento progressivo do hematócrito.
Importante
Viagens recentes para áreas onde esteja ocorrendo transmissão de dengue ou tenha a presença de Aedes aegypti deve ser investigado.
É obrigatório a notificação à Vigilância Epidemiológica de todo caso suspeito de dengue.
Transmissão
A transmissão ocorre pele picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas.
Diagnóstico
É baseado nas manifestações clínicas apresentadas, portanto não existe necessidade da realização de exames específicos para o tratamento da doença . Porém, para complementar o diagnóstico clínico existem disponíveis técnicas laboratoriais para identificação do vírus até o 5° dia de início da doença e pesquisa de anticorpos a partir do 6° dia de início da doença.
Tratamento
O tratamento é baseado principalmente na reposição de líquidos adequada. Conforme orientação médica, em casa, deve-se realizar:
- Repouso
- Ingestão de líquidos
- Não se automedicar e procurar imediatamente o serviço de emergência em caso de sangramentos ou surgimento de algum sinal de alarme
- Retorno para reavaliação clínica conforme orientação médica
Ainda não existe tratamento específico para a doença.
Fonte
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dengue