De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. A saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais.
Estatísticas apontam que uma a cada cinco pessoas no trabalho podem sofrer de algum problema de saúde mental. Esses problemas vão impactar diretamente no ambiente de trabalho, causando:
- perda de produtividade
- faltas ao trabalho
- uso abusivo de álcool e drogas
- entre outros
Fatores que podem afetar a saúde dos trabalhadores:
- a organização do trabalho,
- a submissão à chefias autoritárias,
- a falta de comunicação entre as pessoas,
- o aumento no ritmo de trabalho e a
- exigência crescente de produtividade
- O assédio moral, quando um superior ou um colega de trabalho submete o trabalhador a constrangimentos ou humilhações de forma repetida e prolongada, também pode causar danos mentais.
O ativo mais importante das empresas são os funcionários. Assim, a liderança moderna precisa incluir o bem-estar na visão estratégica e na gestão de pessoas, pois será um diferencial competitivo de longo prazo.
Cabe as organizações impactar positivamente o local de trabalho investindo no treinamento apropriado dos supervisores, estimulando as pessoas a utilizarem seus pontos fortes, fornecendo esclarecimentos das expectativas pessoais e reestruturando os processos de trabalho.
As intervenções de saúde mental precisam ser entregues como parte de uma estratégia integrada de saúde e bem estar com ações que incluam:
- prevenção
- identificação precoce
- apoio
- reabilitação
- programas de treinamento e bem estar baseados na motivação que podem ensinar a todos nós como administrar sua saúde mental e física, bem como nosso comportamento de aprendizado.
Pequenas ações que podem aumentar o bem estar no trabalho:
1- Evitar permanecer longos períodos sentado, ideal é passar 5 minutos em pé para cada 30 minutos sentado ou 10 minutos em pé a cada 60 minutos sentado.
2- Manter hidratação adequada
3- Evitar trabalhar durante horário de almoço.
Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde, Ministério da Saúde
Diário do Nordeste