A sauna, tem muitos benefícios comprovados cientificamente, para quem, faz uso regular, como redução de riscos cardiovasculares para homens e mulheres, melhora na função cerebral, no humor e na respiração, além de tornar os músculos mais flexíveis.
Benefícios
1. Sistema cardiovascular
A Revista BMC Medicine publicou recentemente um estudo que concluiu que visitar uma sauna duas ou três vezes por semana pode reduzir em 25% o risco de morte por doença cardiovascular. A possível explicação para o fenômeno é o efeito positivo que o calor traz para a frequência cardíaca: segundo pesquisadores, dentro deste ambiente o coração chega a 120 a 150 batimentos por minuto (bpm), para o sistema circulatório isso representaria um treinamento físico de intensidade baixa a moderada.
Outro estudo publicado indicou que visitar uma sauna regularmente pode diminuir em 60% a probabilidade de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).
2. Cérebro
A diminuição do risco de doenças neurodegenerativas em homens também está relacionada com a frequência das visitas. Um estudo publicado na revista Age and Aging mostrou que ir à sauna duas ou três vezes por semana pode diminuir em 20% o risco de Alzheimer e em 22% o risco de demência. A justificativa também pode estar relacionada à melhora da circulação, que reduz a pressão sanguínea e a inflamação, ajudando a preservar funções cognitivas.
3. Músculos
Segundo o Medical Daily, pesquisadores da Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, concluíram que fazer alongamento dentro da sauna pode melhorar a flexibilidade dos músculos em até 25%. A recomendação é que as pessoas curtam a sessão por cerca de 15 minutos e depois façam os exercícios de alongamento.
4. Sistema respiratório
Um estudo publicado em 2017, sugeriu que o calor é o responsável por diminuir a probabilidade de desenvolver doenças respiratórias, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Visitas frequentes à sauna (duas a três vezes por semana) beneficia a função pulmonar e, consequentemente, melhora a respiração.
5. Humor
A sauna pode aumentar os níveis de endorfina (conhecido como hormônio do prazer), promovendo melhora no humor de pacientes com depressão leve, pois ajuda a promover o relaxamento.
Precauções – quem deve evitar

- Grávidas
- Doenças cardíacas, como angina instável, arritmias ou estenose aórtica (condição que reduz o fluxo de sangue que sai do coração)
- Doença de pele principalmente erupções cutâneas.
Para aproveitar a sauna seca, é importante beber água antes, durante e depois da sessão.
Não beber álcool antes e após à sauna. O álcool dilata os vasos sanguíneos e diminui a pressão arterial, também retém água no corpo, o que pode ser um problema na sauna, onde o corpo é exposto a altas temperaturas e umidade. Além disso, o consumo de álcool pode causar problemas de circulação.
Alguns cuidados importantes:
- Respeitar os limites recomendados de tempo e frequência (o tempo recomendado para ficar na sauna seca é de 15 a 20 minutos, 2 a 3 vezes por semana, mas pode variar de acordo com o organismo de cada pessoa).
- Considerar as características pessoais de cada um.
- Prestar atenção à sinais de desidratação como sede e tontura.
Benefícios da sauna pós-treino
Após treinar, é comum sentir dor muscular devido inflamação, porque ocorre um processo de recuperação tecidual, que inclui a reposição de gliogênio e a regeneração das fibras musculares resultando em dor muscular, tensão, cãimbras e sensibilidade. Usando uma sauna após o treino, o processo de recuperação muscular aumenta, aumentando então a circulação sanguínea e transportando sangue rico em oxigênio para o músculo esgotado de oxigênio. O calor também permite que os músculos relaxem melhor, aliviando assim qualquer tipo de tensão muscular.
Leia mais em: https://veja.abril.com.br/saude/sauna-os-5-beneficios-para-a-saude-comprovados-pela-ciencia