Um grande desafio no dia a dia no trabalho é manter uma alimentação saúdavél. São muitos os fatores que podem dificultar a adoção de hábitos saudáveis. Muitas vezes a correria, os maus hábitos alimentares, a falta de opções de alimentos saudáveis nos restaurantes e a falta de programação, impedem a criatividade e a variedade na escolher e preparar os alimentos.
Porém, manter uma alimentação saudável com ingestão adequada de açúcar, glúten e lactose, está cada dia mais fácil. Na cidade de São Paulo por exemplo é possível encontrar muitos lugares que oferecem versões mais saudáveis de vários alimentos, permitindo a manutenção de uma alimentação mais saudável sem perda de sabor. Mas é importante estar atento a substituição de produtos não saudáveis por alimentos naturais, frescos e com diminuição dos industrializados.
Alguns lugares que indicamos para alimentação saudável em São Paulo:
Casa Santa Luzia
Supermercado gourmet com produtos nacionais, importados e fabricação própria variada de alimentos saudáveis de produção diária . No mezanino tem um café com muitas opções de lanches mais saudáveis sem açucar, sem glúten e sem lactose. Oferece também variedade de frutas, verduras e legumes orgânicos de excelente qualidade.
Alameda Lorena, 1471 – Jardim Paulista, São Paulo – SP
https://www.instagram.com/casasantaluzia
Feira de orgânicos do Ibirapuera
Feira de produtos orgânicos certificados, de confiança, deliciosos e que beneficia o pequeno produtor.
Rua Curitiba – São Paulo
https://www.instagram.com/feiraorganicaibira
Corpfit Jardins
Opção de sorvete saudável sem açúcar, lactose, e glúten e com muito sabor. Para comer sem culpa, tem também muitas opções de bolos, salgados e um delicioso chocolate quente sem açúcar.
Alameda Lorena, 1504
https://www.instagram.com/corpfit.jardins
Frutaria São Paulo
Restaurante com escolhas saudáveis para um dia leve e feliz. Tem também uma lojinha com produtos naturais para continuar o cuidado em casa.
https://www.instagram.com/frutariasp
Dicas:
Tente diminuir o consumo de carne vermelha e obter proteína através de fontes como: legumes, oleaginosas, cereais e outros produtos vegetais.
Prefira a comida caseira e fresca. Combine, crie novos sabores, alterne as cores dos vegetais, frutas e verduras. Quanto mais colorido melhor!
Ao comer fora de casa atente-se ao modo de preparo e dos ingredientes usados. Prefira alimentos grelhados, cozidos e assados.
Mastigue bem os alimentos, pois além de contribuir para a boa digestão, estimula a produção dos hormônios da saciedade.
Inclua cereais integrais, ricos em fibras que ajudam a regularizar o trânsito intestinal, causam saciedade, auxiliam no controle dos níveis de glicose e colesterol no sangue.
As doenças causadas pela má alimentação podem prejudicar a qualidade de vida e diminuir a produtividade no trabalho. Algumas doenças como Hipertensão arterial, Diabetes Mellitus e Obesidade são preveníveis com mudança no estilo de vida e adoção de hábitos saudáveis.
Lembre-se de consumir alimentos orgânicos, estudos indicam que alimentos orgânicos podem ser mais nutritivos que os convencionais, por conter mais antioxidantes, que são substâncias que protegem as células contra danos.
Diminua o consumo de açúcar principalmente o refinado escolhendo mel, frutas desidratadas, leite de coco, lentilhas, abacate para substituir o açúcar proporcionando uma sensação de satisfação, pois são naturais, ricos em nutrientes e ainda ajudam a manter a saúde em equilíbrio.
Alimentar-se bem todos os dias é uma forma de cuidar da própria saúde. Pensar no corpo como uma máquina que precisa de combustível de qualidade facilita o entendimento de que não basta matar a fome para fornecer ao corpo os nutrientes adequados. Alimentos naturais ou minimamente processados, que sofreram poucas alterações na composição devem fazer parte da base nutricional.
A orientação é: desembalar menos e descascar mais. Para uma refeição saudável e equilibrada, verduras, frutas, legumes, tubérculos como mandioca, batata doce, inhame, ovos, castanhas e frutas secas estão entre os itens que podem ser incluídos. Na hora que você vai escolher os alimentos, pode estar determinando a sua saúde ou adoecimento. Ao optar pela ingestão frequente e em grande quantidade dos alimentos ultraprocessados pode gerar doenças.
Portanto, a alimentação é uma forma de se proteger das doenças crônicas. Quando você faz a escolha adequada dos allimentos pode estar se protegendo ou adiando alguma predisposição genética para determinada doença. Escolha ser saudável!
A Santé Gestão ocupacional tem Programas de Educação para o autocuidado nas empresas. Consulte nossas soluções no portifólio.