A sua alimentação vai interferir de forma importante no seu desempenho no trabalho. Existe uma grande diferença entre alimentar seu corpo e apenas matar a fome.
Para manter nosso organismo saudável e fornecer os nutrientes necessários para realizarmos as atividades do nosso dia a dia com eficiência é fundamental ter uma alimentação completa e nutritiva porque uma alimentação pobre em nutrientes, com excesso de calorias e gordurosa, deixa a pessoa com o metabolismo lento, comprometendo sua produtividade e desempenho no trabalho e sua saúde integral.
Efeitos de uma alimentação pobre em nutrientes:
Irritabilidade
Quadros recorrentes de ansiedade e tristeza, falta de paciência, sensibilidade excessiva podem ser desencadeados por deficiência de nutrientes no organismo.
Cansaço excessivo
Sonolência diurna, cansaço excessivo e falta de disposição também podem ser sinais de deficiências no organismo. A alimentação é a principal fonte de energia do corpo e, quando deficiente e pouco nutritiva, pode favorecer problemas de saúde.
Dificuldade de concentração
Alimentos ricos em açúcar, gordura e conservantes podem aumentar o cansaço e diminuir a concentração. A falta de nutrientes como vitaminas do complexo B, vitamina D, magnésio e ômega 3 pode levar à falta de concentração. Alimentos processados, produtos artificiais e carboidratos refinados como pão e cereais podem piorar a capacidade de concentração.
Falta de atenção
A falta de atenção e pouca ou nenhuma disposição para as atividades do dia a dia é um sinal de alerta.
Uma refeição saudável e nutritiva traz diversos benefícios, no trabalho e fora dele. Se alimentar bem é um investimento pessoal em vitalidade e disposição para exercer todas as atividades na vida, profissional e pessoal.
Benefícios para os trabalhadores que se alimentam de forma saudável:
Melhora no desempenho
Aumento no nível de concentração e melhores resultados nas atividades de trabalho são benefícios de uma alimentação rica em nutrientes, que são bons para o organismo, e na quantidade certa.
Melhor produtividade
A alimentação saudável também pode contribuir para liberar hormônios que intensificam a sensação de felicidade e tranquilidade, melhorando o humor, facilitando a colaboração e compromissos coletivos nas equipes de trabalho, interferindo positivamente no seu rendimento no trabalho.
Diminuição de acidentes de trabalho
A atenção plena é vital para evitar acidentes em determinadas funções que trazem danos seríssimos ao profissional e à empresa, por isso, a alimentação inadequada pode ser considerada um risco, porque diminui a atenção tornando o funcionário sonolento, apático e dispersivo.
Redução dos custos com absenteísmo, doenças e menor índice de atestados médicos
O absenteísmo afeta a empresa e seu desenvolvimento. Um funcionário ausente, pode comprometer a produtividade, sobrecarregar outros funcionários e impactar nos custos da empresa.
Boa saúde física e mental com maior tempo útil de vida profissional
Preserve sua saúde fazendo escolhas alimentares com consciência.
Alimentos que devem ser consumidos:
- Chocolate amargo
- Farelo aveia
- Frutas cítricas e legumes
- Raízes (mandioca, inhame, mandioquinha, batata doce)
- Óleo de coco
- Chia e linhaça
- Castanhas (caju, castanha do Pará, pistache, nozes)
- Folhas verdes orgânicas escuras
- Farinhas sem glúten
- Massas sem glúten (quinoa com amaranto, ervilha, etc)
- Canela
- Arroz negro, arroz integral, arroz basmati, etc
- Cúrcuma
- Chá verde
- Feijões, lentilhas e grão de bico
- Leites vegetais
Alimentos que devem ser evitados:
- Refrigerantes
- Carne vermelha grelhada
- Pipoca de micro-ondas
- Conservantes, especialmente do molho de tomate
- Óleos hidrogenados
- Peixes criados em cativeiro especialmente salmão
- Farinha branca refinada
- Frutas e legumes com pesticidas
- Carne processada
- Batata frita
- Adoçantes artificias
- Alimentos transgênicos
- Álcool em excesso
- Áçucar refinado
- Gorduras trans
Lanche no trabalho
Sugestões de alimentos ideais para melhorar o desempenho no trabalho:
- Salada de frutas
- Frutas picadas + semente de chia e castanhas: as sementes e castanhas garantem ainda mais nutrientes, e levar as frutas picadinhas te ajuda a não perder tempo
- Sanduíche de atum ou frango desfiado + salada: assim, você tem uma refeição completa com muitos ingredientes e saciedade
- Frutas secas
- Castanhas, nozes e amêndoas
- Biscoitos integrais
- Chás quentes ou gelados
- Sucos naturais
- Iogurte natural combinado com frutas, garante proteínas, carboidratos e fibras.
- frutas vermelhas, como morango, framboesa, amoras e mirtilos, são ricas em vitamina C e ácido elágico, responsável pela antioxidação. Elas podem ajudar a estimular a memória e na coordenação motora, além de reduzir a fadiga e o cansaço.
- Crispy de grão-de-bico: ótima alternativa, fácil de fazer, detransportar e garante saciedade.
Prefira alimentos naturais, frescos, e livres de aditivos químicos. Fique atento aos rótulos dos alimentos industrializados.
Seu corpo vai ter um desempenho muito melhor no trabalho, se não precisa metabolizar diariamente grandes quantidades de toxinas, gorduras e calorias. Cuide de sua saúde para não precisar cuidar de sua doença.
Revisado por Dra Cléo de Siqueira Etges, Medicina Integrativa